A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realizou nos dias 19 e 20 de setembro uma ação conjunta para levar 12 mil litros à Ilha da Vitória, que faz parte do arquipélago de Ilhabela. A comunidade tradicional abriga aproximadamente 60 pessoas que sofrem com a escassez de água e têm encontrado dificuldades para suprir necessidades básicas. Foram levadas também oito caixas para armazenar e distribuir a água aos moradores.
Pedro Ponce, gerente da Sabesp de Ilhabela, destaca que “a Sabesp, em parceria com a Prefeitura, está colaborando de forma ativa para minimizar o impacto da escassez de água na Ilha Vitória, oferecendo suporte tanto no fornecimento de água, quanto na disponibilização de tecnologia, consultoria e apoio logístico”.
A água fornecida pela Sabesp foi armazenada de forma estratégica para atender às demandas da ilha. Oito containers de mil litros cada foram utilizados para o transporte, além de mais 4 mil litros reservados no barco que fez o deslocamento.
O trajeto entre o desembarque do material e a comunidade é de difícil acesso, exigindo soluções criativas para viabilizar a distribuição da água. Para isso, foi utilizada uma bomba para transportar a água do barco até as caixas d’água instaladas pela Prefeitura.
Além da água da Sabesp, a Prefeitura encaminhou anteriormente para a comunidade 120 galões de 20 litros cada para distribuir às famílias. A ação é realizada toda vez que há necessidade.