Prefeito enfrenta acusações de autoritarismo após confronto com vereadora durante fiscalização de licitação

Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, volta a ser destaque negativo na mídia nacional após mais uma atitude polêmica e autoritária no arquipélago. No dia 21 de julho, o chefe do executivo entrou em confronto com a vereadora Dra. Diana Almeida (PL) durante uma fiscalização de licitação realizada pela parlamentar nas dependências da prefeitura.
O desentendimento ocorreu quando a vereadora estava transmitindo ao vivo o processo licitatório, buscando expor à população supostas irregularidades e favorecimentos no processo de contratação de uma empresa de mídias sociais. O valor da licitação, quase 4 milhões de reais anuais, chamou a atenção de Diana, considerando que a prefeitura já possui duas empresas de comunicação com custo anual de 11 milhões de reais aos cofres públicos, que oferecem os mesmos serviços.


Incomodado com a presença da vereadora na sala de licitação e diante da transmissão ao vivo que deveria ser cumprida pela prefeitura, conforme a Lei Municipal 1577/2023, Colucci adentrou o local e iniciou uma acalorada discussão. Segundo relatos da vereadora, o prefeito utilizou-se de seu autoritarismo e violência política, o que resultou em uma representação que ela pretende fazer na justiça contra o executivo.
Diana Almeida reforça que esse não é um episódio isolado, pois o prefeito tem sido conhecido por seu comportamento abusivo, ditatorial e grosseiro, especialmente em relação às mulheres, que frequentemente são desrespeitadas por ele.
A vereadora Diana lamentou o ocorrido: “Na minha opinião, a falta de respeito com a lei de transparência e a alegação de que eu estaria mentindo, além do pedido para que eu me limitasse à minha posição de vereadora, demonstram, mais uma vez, a postura questionável do prefeito Colucci em relação ao exercício democrático e ao respeito às instituições.”
Até o momento do fechamento desta matéria, a prefeitura de Ilhabela não respondeu aos contatos feitos pela reportagem.